O Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, em parceria com o Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, UNIFEG e empresas como Brasil Arquitetura, está realizando um projeto de restauração de duas construções relevantes para Guaxupé. Os edifícios que abrigaram a Cadeia Municipal e o peculiar Palácio das Águias, em Guaxupé, estão recebendo mão de obra qualificada para se tornarem locais preservados e úteis para a população guaxupeana.
A antiga Cadeia, que foi anunciada como nova sede da FAOP (Fundação de Artes de Ouro Preto), é uma construção do primeiro quartel do século XX. A fachada da antiga Cadeia Pública de Guaxupé é, sem dúvida, um exemplo de arquitetura romana. Este edifício, com dois andares, foi concebido para abrigar os presos no primeiro andar e o Fórum no segundo. O prédio, que serviu de Fórum e, posteriormente, de Cadeia Pública Estadual, estava desuso e abandonado desde a construção do novo presídio. Frase original.
“É realmente ver um sonho se tornar realidade. Visitar a obra, ver os pedreiros trabalhando, ver tudo isso se tornar realidade nos deixa muito felizes. Este é mais um legado nosso para a nossa querida Guaxupé. Este local será referência de cultura, educação e preservação patrimonial.”
Ressalta Marcos Buléd, Secretário Municipal de Cultura, Esporte e Turismo.
Considerando um dos bens tombados de maior relevância do município, o Palácio das Águias será mais um espaço revitalizado e mais um atrativo turístico para ser visitado em Guaxupé. O projeto de Intervenção, coordenado pelos arquitetos Marcelo Ferraz e Cícero Ferraz, conta com a participação do professor e coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo do UNIFEG, Moacyr Cyrino Filho.
“A ideia aqui é que este prédio que povoa a imaginação do guaxupeano há anos se torne um local de visitação, de cultura e de gastronomia, um Centro Cultural e Histórico. Um local de valorização da cultura de Guaxupé. Este também é um sonho que sai do papel. Trabalhamos muito, durante muitos anos, para que este local fosse aproveitado pela nossa gente. Quem passa por aqui agora consegue ver que as obras estão bem adiantadas e vai ficar maravilhoso.”
Explicou Buléd.
As obras da antiga Cadeia devem ser finalizadas nas próximas semanas e o palácio das Águias, no início de 2024.
“São dois prédios fantásticos! É muito gratificante vê-los receber o devido cuidado. Este trabalho só foi possível graças a um trabalho muito bem conduzido pelas nossas secretarias que buscaram as parcerias certas. Muito em breve vamos ver crianças das escolas, visitantes e toda a nossa população ocupando estes locais, vai ser muito bom.”
Finalizou o prefeito Dr Heber Quintella.