O Conselho Nacional de Justiça promoverá 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher com ações em todo o território brasileiro. A campanha, que começará dia 25 de novembro de 2023, tem como referência o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, e se estenderá até o 10 de dezembro 2023, Dia Internacional dos Direitos Humanos.
A campanha se inspira no movimento mundial dos “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a mulher” que teve o seu início em 1991, em homenagem às irmãs Pátria, Minerva e Maria Teresa, conhecidas como “as mariposas” assassinadas, em 1960, na República Dominicana. Elas foram Submetidas às mais diversas situações de violência e tortura, dentre elas, o estupro. As irmãs foram silenciadas pelo regime ditatorial dominicano no dia 25 de novembro de 1960.
Considerando a dupla vulnerabilidade da mulher e, igualmente à campanha internacional, no âmbito da Polícia Militar de Minas Gerais – PMMG, serão desenvolvidas ações e operações policiais para o enfrentamento e prevenção aos crimes que envolvem a violência doméstica e familiar contra as mulheres, com o objetivo de conscientizar quanto à prevenção à violência contra a mulher, através de mobilização social e instituição de medidas para coibir todas as formas de violência de gênero, além de fomentar as denúncias de práticas ilegais.
Além do trabalho desenvolvido pelas radiopatrulhas, as Patrulhas de Prevenção à violência Doméstica realizarão a distribuição de panfletos em locais públicos, palestras em locais com grande fluxo de mulheres, tais como educandários, templos religiosos, dentre outros, além de realizar instruções voltadas para o público interno das Frações subordinadas.
Polícia Militar de Minas Gerais, 248 anos. Compromisso com a segurança
Agência Local de Comunicação Organizacional do 29º BPM