Gestores de saúde pública de todo o estado participaram do evento na capital do Estado.
Estamos vivendo a era da tecnologia. A Inteligência Artificial ganha a cada dia mais espaço, os computadores cabem na palma da mão e os smartphones estão em franca evolução. Utilizar de todo este aparato para trazer atendimento digno e bem estar para os pacientes da rede pública é uma meta que está cada dia mais próxima de ser alcançada. A evolução de nossos meios de comunicação e tecnologias facilita diversas práticas e entrega soluções no dia a dia. Com a telessaúde não é diferente. Ganha-se muito com esses recursos, já que eles potencializam a atenção primária, propiciam experiências mais favoráveis, entregam eficiência e otimizam as tomadas de decisões.
Está acontecendo esta semana, na capital Belo Horizonte o Encontro Regional de Saúde Digital e Telessaúde- Edição Sudoeste e uma equipe da Prefeitura de Guaxupé está presente. Esta edição, promovida pelo Ministério da Saúde nos dias 5 e 6 de novembro, é realizada na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e reúne profissionais e gestores de saúde pública para compartilhar inovações e experiências bem-sucedidas em Telessaúde, Saúde Digital e Inovação.
“A presença de Guaxupé no evento fortalece o compromisso do município com a inovação em saúde pública, além de abrir caminho para o desenvolvimento de novos serviços e melhorias para nossos pacientes. Tudo o que aprendermos aqui, vamos levar para ser implementado em nosso Município trazendo mais conforto e principalmente mais celeridade ao atendimento da nossa população”
Explicou Adilson Freitas, Secretário Municipal de Saúde.
O encontro tem como objetivo consolidar as ações do SUS Digital, apresentando práticas que ampliam o acesso e a qualidade dos serviços de saúde por meio de tecnologias digitais. Com essa participação, Guaxupé busca alinhar-se com as novas diretrizes de saúde digital promovidas pelo Ministério da Saúde e trazer para o município soluções tecnológicas que beneficiem a população como:
–Maior integração dos dados de saúde: Com a saúde digital, será possível otimizar o fluxo de informações entre unidades de saúde, facilitando a gestão e o acompanhamento dos pacientes.
–Ampliação do acesso aos serviços: O uso da telessaúde permite atendimento remoto e orientação médica para a população, especialmente em áreas mais distantes, reduzindo filas e facilitando o acesso contínuo a consultas e exames.
–Capacitação da equipe de saúde: A participação no encontro possibilita que a equipe de Guaxupé conheça práticas bem-sucedidas de outros municípios, aplicando essas inovações localmente e aprimorando a capacidade de atendimento e a qualidade dos serviços.
–Agilidade no atendimento: Com sistemas digitais, será possível agendar consultas e exames de forma mais rápida, atendendo às demandas da população com eficiência.
Nos próximos dias, Guaxupé iniciará o atendimento de telemedicina com médicos especialistas em três PSFs, um importante avanço para a saúde local que facilitará o acesso a especialistas e permitirá um atendimento de qualidade mais próximo dos cidadãos. “Em breve, mais informações serão publicadas sobre esse novo serviço, que representa um marco para a saúde da nossa cidade e firma o compromisso com o bem-estar da comunidade.
Mesmo pertencendo à velha-guarda dos médicos, me interesso muito por estas novidades. Espero que os colegas utilizem destas modernidades todas para proporcionar um melhor atendimento aos nossos pacientes”, finalizou o Prefeito Dr Heber Quintella.
Participam do encontro, além do Secretário de Saúde, a Diretora de Atenção Primária à Saúde (APS) e o diretor de Tecnologia da Informação da Secretaria de Administração.