Hoje, poupar significa viver com menos do que ganhamos e reservar uma quantia.
Poupar significa separar uma parte do dinheiro que temos hoje e guardá-lo para necessidades futuras. Historicamente, isso sempre foi importante para sobreviver em tempos de escassez. No antigo Egito, por exemplo, as pessoas poupavam alimentos para enfrentar períodos de fome. Hoje, poupar significa viver com menos do que ganhamos e reservar uma quantia, como guardar 10% do salário, seja em um cofre ou numa conta bancária.
No entanto, investir vai além de apenas guardar dinheiro. Quando investimos, usamos nossos recursos de forma que eles possam crescer ao longo do tempo. Isso ocorre porque o investimento gera retorno financeiro, ou seja, ele faz o nosso dinheiro render e, com o tempo, aumenta nosso patrimônio. Por exemplo, investir em ações ou fundos de investimento oferece a chance de multiplicar o dinheiro, ao contrário de simplesmente guardá-lo.
Um ponto importante a lembrar é que a inflação reduz o valor do dinheiro ao longo do tempo. Ou seja, o que hoje compramos por um valor, pode custar mais no futuro. Se apenas pouparmos, sem investir, o dinheiro guardado pode perder poder de compra, e com o tempo, teremos menos condições de comprar o que precisamos.