A Operação 14-BIS teve como foco sete municípios do Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo.
Nesta quarta-feira (25/09), a Polícia Militar participou de uma ação conjunta na cidade de Alfenas, denominada operação 14 Bis, que contou com a participação do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) e GAECOS de São Paulo e Minas Gerais.
Segundo a Polícia Militar, durante a operação, foram cumpridos mandados judiciais expedidos em relação a integrantes da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) envolvidos em possíveis delitos de organização criminosa previstos no Estatuto do Desarmamento, tráfico de drogas e associação para o tráfico de drogas.
Foram cumpridos sete mandados de prisão temporária e 14 mandados de busca e apreensão nos municípios de Vitória, Vila Velha, Serra e Colatina, no Espírito Santo, além de São Vicente e São Paulo, no Estado de São Paulo, e Alfenas, em Minas Gerais.
A investigação está ligada a um núcleo de liderança da facção criminosa, denominado “Os 14 do ES”, grupo que tem como função o comando e o direcionamento do setor disciplinar do PCC, braço armado da facção criminosa.
Os integrantes do setor deliberavam sobre remanejamento de armas de fogo e veículos da facção criminosa, estimulavam e apoiavam os ataques a grupos criminosos rivais e promoviam o batismo de novos integrantes, inclusive adolescentes, além de decidir sobre outras questões de relevância.
Os membros do GAECO do MPES foram auxiliados por policiais militares no cumprimento das diligências no Estado do Espírito Santo, além das equipes do GAECO/SP (Núcleos Santos e Capital), apoiados pelo DOPE da Polícia Civil de São Paulo, e do GAECO/MG (Núcleo Passos), que colaboraram para a realização das diligências nesses Estados.
Durante a operação, uma pessoa foi presa, sendo apreendidos dois smartphones, máquinas caça-níqueis, R$ 1940,00 em dinheiro e também contou com o apoio da Guarda Municipal e o acionamento do cerco e bloqueio em Paraguaçu.