Na exposição de carros antigos Poços Classic Car, a viatura Chevrolet Veraneio 1972 da Polícia Militar de Minas Gerais foi uma das atrações do evento neste sábado (05/08), em Poços de Caldas.
Além da beleza e da conservação, o carro também é parte da história da Polícia Militar de Minas Gerais, uma das instituições mais antigas e respeitadas do Brasil.
Devido ao compartimento traseiro fechado usado para o transporte de pessoas presas, a Veraneio ficou conhecido como “camburão”.
O “Camburão” foi um avanço nas ações e operações de policiamento. Era um carro grande, potente e ágil. Além do compartimento para carregar pessoas, sirene, giroflex e a cor marrom e branca, a viatura na época era respeitada pela sociedade e temida pelos bandidos.
Durante o patrulhamento, o barulho do motor 6 cilindros causava um impacto, pois acelerava rapidamente e alcançava velocidades de até 140 km/h, o que o tornava um carro excelente para a época. O modelo parou de ser fabricado em 1989 e, aos poucos, as viaturas foram sendo recolhidas e substituídas por veículos mais modernos.
A viatura 001 do Batalhão ROTAM está em exposição em Poços de Caldas, juntamente com outros carros antigos e famosos, como Kombi, Opala, Fusca, Cadillac, Maverick, F-600, Corcel e Chevy 55, entre outros.
A viatura ficará exposta no evento até amanhã (06/08) no Parque José Affonso Junqueira.