A definição correta de saúde, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), abrange o bem-estar físico, mental e social. Sendo assim, a definição correta de saúde é “Situação de pleno bem-estar físico, psíquico, social e espiritual”.
Quando a saúde está em más condições, as consequências podem ser adversas: a indisposição, as alterações de humor e a incapacidade de produzir de forma produtiva.
Não é tão difícil cuidar da saúde. Com algumas dicas simples e pequenas mudanças de hábitos, você já pode notar a diferença.
Durma bem
Bons hábitos de sono proporcionam diversos benefícios à saúde, como a produção do hormônio leptina, que proporciona a sensação de saciedade e é importante na prevenção da obesidade Uma noite mal dormida aumenta a pressão arterial, uma vez que a falta de sono é percebida pelo organismo como um momento de estresse.
Altere alguns comportamentos
Troque o elevador pela escada e evite, sempre que possível, o uso de automóveis ou ônibus. Aproveite para caminhar.
Abandone o cigarro
Aproximadamente 12% das mortes por doenças cardíacas são causadas pelo tabagismo. Além dos danos aos pulmões, o fumante agride o endotélio, camada celular que reveste os vasos sanguíneos. Isso faz com que fiquem mais predispostos a acumular gordura, sobrecarregando todo o sistema cardiovascular.
Tenha uma dieta equilibrada
Comer bem não é apenas ter cuidado com a quantidade, mas também com a qualidade daquilo que se consome: procure incluir alimentos funcionais (aqueles que agregam benefícios e previnem doenças) Diminua — ou exclua — o açúcar e o sal da sua dieta, prefira temperos que incluam ervas e especiarias.
Elimine os quilinhos extras
Não apenas pela autoestima, mas também porque quem está sobrepeso está mais vulnerável a desenvolver diabetes e hipertensão, entre outras doenças.
Faça check-ups regularmente
É tão importante quanto manter hábitos saudáveis manter os seus exames em dia. Fazer avaliações médicas regulares permite a prática da medicina preventiva, evitando doenças antes que elas surjam.