A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Todos os anos, há uma preocupação em relação ao número de casos e, sobretudo, às formas de manifestação. Apesar de existirem vacinas contra a enfermidade, ainda não há um tratamento específico. A alimentação tem um papel relevante na diminuição dos sintomas. Diante dos sintomas, seria interessante conhecer os alimentos que auxiliam na recuperação.
Os alimentos mais indicados para quem tem a doença devem ser ricos em ferro e proteína. Para prevenir a anemia e proteger o sistema imunológico.
Por outro lado, é fundamental evitar aqueles que aumentem o risco de hemorragias, uma vez que a dengue hemorrágica é uma das complicações mais graves da doença.
Alimentos que auxiliam no processo de recuperação da dengue.
A prevenção de complicações por conta da dengue requer a escolha de alimentos específicos. Carne magra, como músculo, patinho e alcatra bovina, é recomendada, assim como carnes brancas. Por exemplo, frango, peru e peixe.
Incluir ovos na dieta é uma boa opção, assim como outros tipos de laticínios, como leite, iogurte natural, manteiga e queijos. As leguminosas, tais como feijão, grão-de-bico, lentilha, soja e ervilha, são importantes fontes de nutrientes. Dessa forma, os alimentos auxiliam significativamente na recuperação da dengue.
Durante o período de recuperação da dengue, também é importante consumir alimentos ricos em proteínas, vitamina C e ferro. Principalmente por evitarem a anemia e promoverem a formação de plaquetas. É de suma importância, uma vez que a contagem dessas células pode sofrer uma redução devido à doença.
Como já foi mencionado, os seguintes alimentos auxiliam na recuperação da dengue:
- Melancia
- Banana
- Pera
- Caqui
- Manga
- Beterraba
- Couve
- Agrião
- Cenoura
- Alface
- Espinafre
- Bertalha
- Rúcula
Considerando que os sinais da dengue, de fato, “derrubam” qualquer pessoa, alguns chás podem ser bastante eficazes para aliviar náuseas, dores de cabeça e dores de corpo. Por exemplo, camomila, hortelã-pimenta e matricária.
Quais são os alimentos que não estão adequados durante a dengue?
Tão importante quanto o conhecimento dos alimentos que auxiliam na recuperação da dengue, é o conhecimento dos que você deve evitar! Em primeiro lugar, aqueles com alto teor de salicilatos. A substância é produzida para proteger as plantas de microrganismos.
O problema é que, no nosso corpo, os salicilatos agem de maneira semelhante à aspirina. Se consumidos em excesso, podem tornar o sangue mais fino, dificultar a coagulação e aumentar o risco de hemorragia.
Sendo assim, verifique o que, de fato, deve ser evitado durante a recuperação.
Frutas: Amoras, mirtilos, ameixas, coco, pêssegos, melão, romã, limão, tangerina, abacaxi, goiaba, damasco, cereja, uvas, groselha, tamarindo, laranja, maçã, kiwi e morango.
Legumes: Aspargo, aipo, cebola, berinjela, brócolis, rabanete, alho, tomate e pepino.
Frutas Secas: Passas, ameixas secas, tâmaras e arando seco.
Tubérculos: Batata e batata-doce.
Oleaginosas: Amêndoas, nozes, pistache, castanha-do-pará e amendoim.
Condimentos e Ervas: Mostarda, cominho, cravo, salsa, coentro, páprica, canela, gengibre, noz-moscada, pimenta em pó ou pimenta vermelha, orégano, açafrão, tomilho, alecrim, anis, erva-doce, vinagre e curry.
Bebidas: Vinho, cerveja, licor, rum e café.
Chás: Salgueiro-branco, gengibre, chorão, sinceiro, vime, vimeiro, salsa, alecrim, orégano, tomilho e mostarda.
Outros Alimentos: Azeite, fava, óleo de coco, mel, picles e azeitonas.
Ah, e nada de se automedicar sem a orientação médica. Além dos alimentos que não ajudam na recuperação da dengue, há medicamentos que nunca devem ser consumidos. A aspirina (ácido acetilsalicílico) tem o potencial de causar hemorragia.