A Cemig divulgou, na segunda-feira (16/10), três editais para seleção de projetos sociais que passarão a fazer parte do conjunto de iniciativas incentivadas pela companhia em Minas Gerais. As chamadas públicas buscam ações que trabalham com as atividades esportivas, além de propostas que sejam voltadas para a proteção de crianças e adolescentes e também aquelas que se destinam à atenção à população idosa. Os editais ficam abertos por um ano e recebem inscrições até julho de 2024.
Os projetos desportivos devem ser aprovados e aptos a captar recursos através das Leis Federativa e Estadual de Incentivo ao Esporte. As iniciativas voltadas para as crianças e adolescentes devem ser aprovadas pelos Conselhos Municipal, Estadual ou Nacional da Criança e do Adolescente, assim como as ações direcionadas aos idosos devem ser aprovadas pelos Conselhos Municipal, Estadual ou Nacional do Idoso.
É necessário fazer a inscrição através do link disponibilizado em cada edital, na página de chamadas públicas da Cemig. A companhia fará contribuições nos projetos selecionados, de acordo com a avaliação e classificação de cada proposta nas etapas de seleção descritas no documento. É importante salientar que cada projeto pode ser cadastrado apenas uma única vez durante todo o período do edital.
A diretora de Comunicação e Sustentabilidade da Cemig, Cristiana Kumaira, reforça o compromisso da empresa em se tornar cada vez mais relevante como um dos mais relevantes agentes de investimento social em Minas Gerais.
“Anualmente, a Cemig publica editais para seleção de projetos que queiram ser incentivados pela companhia. Essas iniciativas devem atuar diretamente na promoção da cidadania. Nosso objetivo é ampliar o alcance dos nossos patrocínios no estado, beneficiando projetos de diferentes regiões de Minas Gerais e impactando positivamente a vida das comunidades onde atuamos.”
Resumiu.
Projetos esportivos
As iniciativas esportivas que desejam participar do edital precisam estar aprovadas e aptas a receber recursos através das Leis Federativa e/ou Estadual de Incentivo ao Esporte. Podem participar da chamada pública as iniciativas que visam o desenvolvimento integral dos indivíduos e das comunidades, bem como aquelas que se dedicam à formação para a cidadania e ao lazer em Minas Gerais.
Para saber mais sobre como colocar projetos de esporte no edital da Cemig, vá até o site da Cemig. Se tiver dúvidas sobre o edital ou formulário de inscrição, envie um e-mail para esporte@cemig.com.br.
Crianças e adolescentes
Os projetos de proteção, atendimento e estruturação da rede de apoio à infância e à adolescência em Minas Gerais podem ser submetidos ao edital, com o objetivo de ampliar e qualificar as ações direcionadas a essa população.
As iniciativas submetidas ao edital Cemig devem ter sido previamente selecionadas pelos Conselhos Municipal, Estadual ou Nacional da Criança e do Adolescente e ter o certificado de autorização para captação, sendo o recurso concorrido incentivado do imposto de renda, exercício de 2023 e/ou 2024.
Para saber mais sobre os projetos para crianças e adolescentes, vá ao site da Cemig. Se tiver dúvidas sobre o edital ou formulário de inscrição, envie um e-mail para sustentabilidade@cemig.com.br.
População idosa
Os projetos direcionados à população idosa aprovados nos Fundos Nacional, Estadual ou Municipais do Idoso podem ser submetidos à avaliação da Cemig com o objetivo de receber incentivos da empresa.
O edital vai selecionar projetos para ajudar idosos em Minas Gerais. Eles precisam ser bons em coisas como empreendedorismo, renda, diversidade, saúde, cultura e inclusão digital. Só serão considerados projetos que foram selecionados pelos Conselhos Municipal, Estadual ou Nacional do Idoso. Além disso, eles precisam ter um certificado válido de autorização para receber dinheiro no ano atual ou em 2024.
Mais detalhes sobre o cadastro no edital da Cemig para projetos voltados para a população idosa podem ser obtidos no site da Cemig. Dúvidas sobre o edital e/ou formulário de inscrição podem ser enviadas para: idoso@cemig.com.br.
Inscrições
As inscrições estão abertas até julho de 2024. Para cada edital, há um cronograma. É importante que cada iniciativa, de acordo com o público e a proposta pretendidos, verifique as datas de cada etapa da chamada pública.
Em 2023, será escolhida a primeira escolha de projetos. As outras três seleções ocorrerão em 2024. Para o primeiro aporte aos projetos selecionados, ainda neste ano, a inscrição deve ter ocorrido até 3/11, para todas as modalidades de projetos.
FONTE: Agência Minas