O programa “Educando para o Trânsito”, coordenado pela Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito, Transporte e Defesa Civil de São Sebastião do Paraiso, foi encerrado com a formatura das turmas de 2023.
Segundo a Guarda Municipal, o projeto está sob a coordenação da GCM Gisele Maria da Silva, que ministrou aulas para 32 turmas do 4º ano do ensino fundamental, 1 e 2 turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), totalizando 850 alunos.
O projeto “Educando para o Trânsito” visa aprimorar a segurança no trânsito através de ações educativas, contribuindo para a formação de um cidadão que respeitem as leis e os outros e não se envolva em acidentes de trânsito.
O objetivo é criar uma consciência crítica sobre os direitos e deveres no trânsito, visando atingir a finalidade verdadeira da educação para o trânsito, o qual é salvar vidas.
É importante salientar que o projeto é de suma importância para a formação das crianças, mas que o exemplo dos adultos também reflete nas suas atitudes futuras.
Segundo a GCM Gisele, existem casos em que as crianças chamam a atenção dos pais ao dirigir, por aprenderem com as aulas o que é certo ou errado.
“Humanizar o Trânsito requer mudança de comportamento, Mudança de comportamento exige educação”
As aulas voltam no próximo ano e a coordenação de educação preparará o material para continuar os trabalhos de conscientização dos direitos e deveres no trânsito.