Nesta sexta-feira (15/03), a Polícia Militar conduziu uma ação em conjunto com a Secretaria de Promoção Social e a Guarda Municipal em Poços de Caldas.
A operação teve o objetivo de resgatar indivíduos em situação de vulnerabilidade social e fiscalizar imóveis abandonados que possam ser utilizados para o tráfico de drogas. Foram abordadas diversas pessoas e prestadas assistências pelos órgãos de segurança, com o intuito de assegurar a proteção e o bem-estar da comunidade.
Segundo a Polícia Militar, nos pontos de estações do monotrilho da cidade, onde moradores invadem, foram encontrados lixo e produtos para uso e consumo de drogas, reforçando a necessidade de intervenção e fiscalização das autoridades. No pátio da igreja de São Benedito, descobriram ferramentas escondidas em uma árvore que provavelmente eram usadas para roubar fios de cobre.
Conforme os policiais, a presença de indivíduos viciados em crack no local é mais um obstáculo para a segurança pública.
Durante a operação, a Secretaria de Promoção Social atuou oferecendo moradia, refeição e assistência médica aos moradores em situação de risco. No total, foram abordadas e identificadas cerca de 10 pessoas nessas condições.
Apenas uma pessoa aceitou encaminhamento ao Centro POP (Centro Especializado e Referência para a População em Situação de Rua), subordinado à Secretaria Municipal de Promoção Social.
Ainda segundo a Polícia Militar, durante a operação, foram empenhadas de 2 viaturas da GCM, uma viatura de canil, uma viatura da abordagem social e as viaturas da PM.