No dia 8 de março, comemoramos o Dia Internacional da Mulher. Durante o mês de março, o Portal GXP mostrará um pouco da trajetória de algumas mulheres maravilhosas.
E nesta segunda, 4 de março, a quarta mulher homenageada do mês será a professora Patrícia Cardoso Pasqua, de 43 anos, casada com Luiz Pedro Pasqua e mãe de Gabriel, de 24 anos, e Miguel, de 10 anos.
Patrícia, há 22 anos, concilia sua vida de dona de casa e mãe com serviço e esportes.
Apaixonada por escola, ela é professora há 22 anos e atua no magistério. Já atuou na rede particular e atualmente trabalha na escola Barão de Guaxupé, onde estudou quando criança e, durante o trabalho, relembra seus tempos de escola.
“Posso dizer que desde pequena a escola era o lugar que mais gostava de estar. Era lá que me sentia protegida. Adorava minhas professoras e lembro-me até hoje das minhas professoras da E.M. Barão de Guaxupé, escola em que estudei na infância e onde trabalho atualmente. Para mim, a escola, além de ser um lugar de aprendizado, é um lugar onde os alunos devem se sentir seguros e acolhidos”.
Para Patrícia, não há obstáculos em sua carreira, mas é preciso muito estudo.
“Quando paro para pensar, vejo que não tive obstáculos em minha trajetória como professora. É uma carreira que exige muito estudo e reciclagem, então, devemos estar sempre atentos às mudanças que ocorrem”.
Segundo a professora, o que torna a atividade docente mais gratificante é o fato de poder ter a consciência de que está contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de outros seres humanos. O que não é uma tarefa simples, uma vez que é uma responsabilidade de grande magnitude.
“Fico extremamente feliz quando recebo cartinhas ou quando algum aluno diz que quer ser professor(a) quando crescer.”
Além de lecionar, ela também se divide entre ser mãe, dona de casa e praticar exercícios físicos, como a corrida, a musculação e o pilates.
“Não é algo fácil de se conciliar, mas é algo que me dá prazer.”
Apaixonada por esportes, ainda acorda diariamente às 5 da manhã para praticar corrida e a musculação, mas afirma que precisa ter disciplina.
“No início fui pela motivação, mas concordo que tem dias que é a disciplina que me mantém no foco, pois não é nada fácil acordar este horário, principalmente no inverno.”
Ela também ama ficar em casa com a família nos finais de semana, assistir filmes, se encontrar com as amigas e adora cuidar de seus animais.
“Adoro animais e sempre tive cachorros.”
Patrícia disse que, com o decorrer do tempo, aprendeu a valorizar o tempo que dedica a si mesma.
“ Com o tempo, aprendi o valor de se ter um tempo só para você. Não precisa ser muito, mas precisa ser algo dedicado a você”.
Para finalizar, Patrícia deixou uma frase para todas as mulheres que também se destacam, assim como ela.
“Encerro aqui com estas palavras da escritora brasileira Cora Coralina:
Feliz é aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.”
Encerrou.
E aí? O que acharam da história de Patrícia? Gostaram, né? Não percam a próxima!