A ciclista Raphaella Pelaquim, de 33 anos, foi a vencedora na categoria elite da Maratona Rota do Vulcão XCO, que aconteceu na manhã deste domingo (23/07) em Poços de Caldas.
A competidora campeã da prova, que já tem diversas vitórias em ciclismo, começou a treinar em 2018 com uma bicicleta de aro 27. Em seguida, ela comprou uma bicicleta de aro 29.
“Após 8 meses, que fui pegando gosto, troquei minha bike por uma de aro 29, a tão sonhada”.
Com a chegada da pandemia, Raphaella aproveitou o momento de tensão e manteve o foco nos treinos.
“Na pandemia (covid), foi o momento em que mais pedalei. Não havia outra maneira de sair de casa, então eu, meu esposo e amigos estávamos em quase todos os finais de semana fazendo pedais longos”.
Depois de muito treinar, a atleta decidiu participar de uma competição e foi a primeira colocada.
“Setembro de 2021, ganhei uma nova bicicleta com mais recursos de marchas e conforto. Nesse mesmo mês, fui chamada para participar de uma competição que a Secretaria de esporte organizou em Guaranésia. Ali já encarei o percurso de maior de quilometragem, e surpreendi, ficando em 1º lugar”.
Em relação à vitória
O evento ocorreu no Country Club e a competição de mountain bike contou com a participação de 140 ciclistas.
O XCO ou Cross Country Olímpico requer resistência em subidas, habilidade em descidas e capacidade de lidar com obstáculos, mas Raphaella não teve problemas e se deu bem!
“Consegui, logo na primeira volta, manter-me líder”.
Os atletas desceram escadarias, contornaram o lago, passaram entre árvores, e Raphaella, na sua primeira experiência em XCO, obteve a primeira colocação na categoria elite feminina.
“Foi minha primeira experiência de competir nesta modalidade e quero aprimorar a técnica para ir em mais provas de XCO”.
A atleta faz parte da equipe Alpha Bikers, composta por atletas de Guaranésia e Guaxupé. Atualmente, ela está filiada à Confederação Brasileira de Ciclismo, com 29 vitórias em competições de Mountain Bike e 2 em competições de ciclismo de estrada (road).