No dia 12 de setembro, o Governo de Minas Gerais e a Ferrero assinaram um protocolo de intenções para instalar um parque em Poços de Caldas, no Sul do estado, e para o desenvolvimento das atividades do programa educacional Kinder Joy of Moving, com o qual o Estado já tem uma parceria.
O termo foi assinado durante uma reunião com executivos na sede da empresa, uma das mais importantes no campo da confeitaria fina, após a apresentação do parque já existente na cidade italiana, criado com o objetivo de promover o desenvolvimento educacional.
“A Ferrero nos apresentou o parque em Alba que foi desenvolvido para melhorar as ações de educação e incentivo ao esporte para crianças e jovens de 6 a 12 anos. Poços de Caldas foi o ponto de partida do projeto no Brasil e, agora, assinamos um protocolo para que um parque também seja disponibilizado para as atividades realizadas com os mineiros”, destacou o governador. “Acreditamos nisso: na transformação por meio da educação, do esporte, do desenvolvimento das pessoas para um futuro melhor.”
Completou.
O Kinder Joy of Moving chegou ao Brasil em 2018, em uma parceria com a prefeitura de Poços de Caldas (MG). A metodologia Joy of Moving é implementada em 96 municípios mineiros, alcançando aproximadamente 459 escolas estaduais, por meio do treinamento de educadores do Ensino Fundamental, que atendem, predominantemente, crianças dos 6 a 12 anos.
O programa incentiva jovens a se movimentarem, por meio de jogos e brincadeiras, e aprimorar competências fundamentais em 34 países. A alegria do movimento muda de foco do desempenho para a diversão, da competição para a cooperação. Os conteúdos e as atividades deste programa estão em consonância com a Base Nacional Curricular Comum (BNCC).
Outrossim, os educadores contam com uma biblioteca de jogos em vídeo que é disponibilizada apenas para os professores que estão inscritos no programa, através da plataforma global Joy Of Moving Education. Para saber mais sobre o programa, acesse kinderjoyofmoving.com.
A implantação do parque educacional em Minas, segundo Fernando Careli, será possível justamente por meio da iniciativa pública-privada, que permite encontrar um modelo de negócio que permita aplicar a metodologia do Joy of Moving de forma rigorosa e precisa.
“Já implementamos o projeto nas escolas no estado de Minas, em mais de 100 cidades. Neste ano, a gente deve alcançar em torno de 200 mil crianças fazendo atividades físicas por meio da metodologia e o parque é uma inovação, um complemento que a gente quer construir junto com o governo e com a prefeitura, além de oferecer esse espaço público para a comunidade local.”
Explicou.
Kinder Joy of Moving
O programa, liderado pela Ferrero desde 2018, já formou mais de 1.700 professores das redes municipais e estaduais de Minas Gerais, contribuindo para a promoção de atividades físicas para mais de 9 mil crianças e adolescentes do município e outros 18 mil jovens do estado. Em 2022, mais de 1.000 educadores de mais de 450 escolas estaduais foram convidados a participar da iniciativa, com o objetivo de atingir cerca de 100 mil crianças em todo o estado de Minas Gerais.
A primeira cidade do país a receber o projeto foi Poços de Caldas, no Sul de Minas. Desde então, o programa já formou mais de 1,7 mil profissionais da educação das redes municipal e estadual.
Parceria
A Secretaria de Estado de Educação (SEE) e a Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores de Minas Gerais são as referências do Governo de Minas para o desenvolvimento do projeto, com o objetivo de fornecer orientações estratégicas para a implementação e relacionamento com as escolas, sugestões sobre o plano de abrangência e indicação das regiões, dentre outras responsabilidades.
A Ferrero do Brasil tem como missão ajudar as instituições parceiras, gerenciar as tarefas dos professores, organizar eventos de formação e fazer relatórios de acompanhamento.
Sobre a Ferrero
O Grupo Ferrero nasceu da paixão de uma família italiana por criar ideias inovadoras e transformá-las em saborosos produtos. Suas atividades tiveram início na cidade de Alba, na região do Piemonte, norte da Itália, em 1946. Atualmente, o Grupo é o terceiro maior produtor global de doces e chocolates. Em 31 de agosto de 2020, o Grupo anunciou seu balanço, destacando a consolidação de 105 empresas em todo o mundo, com 31 unidades de produção. O faturamento total foi de 12,3 bilhões de euros. Os produtos Ferrero estão disponíveis para venda direta ou através de revendedores autorizados.
A Ferrero está no Brasil desde 1994 e inaugurou sua fábrica em Poços de Caldas (MG), que passou por um processo de ampliação para dobrar sua capacidade de produção em 2016. Entre suas marcas, estão Kinder®, Nutella®, Tic Tac®, Ferrero Rocher® e Raffaello®. Além de abastecer o mercado interno, a fábrica ainda exporta produtos para a América do Sul.
“Pudemos sentir da direção da empresa aqui na Itália uma satisfação por estar em Minas Gerais e a intenção de manter os investimentos na fábrica de Poços de Caldas, com responsabilidade ambiental e social. É mais uma marca mundial que vê Minas Gerais como o melhor lugar para realizar as suas operações, visando os mercados brasileiros e da América do Sul.”
Disse Romeu Zema.
Acompanham o governador na missão internacional os secretários Fernando Passalio (Desenvolvimento Econômico) e Marcelo Aro (Casa Civil), o diretor-presidente da Invest Minas, João Paulo Braga, entre outros.