5 dicas que vão te ajudar a ter um dia melhor.
Cuide da sua saúde mental
A saúde mental é importante para o nosso corpo lidar com problemas todos os dias. É importante estar preparado para lidar com eles. Para isso, vá a um especialista sempre que precisar de ajuda. Não tenha medo de pedir ajuda.
Faça terapia: A terapia ajuda a lidar com sentimentos, traumas e problemas psicológicos. As pessoas estão aprendendo que é importante cuidar da nossa saúde mental e física para evitar doenças.
Trabalhe sua autoestima
A autoestima é como você se vê, a imagem e o apreço de si mesma, e está relacionada com a sua autoconfiança, com acreditar nas suas habilidades e capacidades.
A autoestima tem um impacto significativo no seu desenvolvimento pessoal e profissional, bem como na nossa socialização e na forma como percebemos o mundo. Quando estamos com a autoestima baixa, surgem sintomas como o cansaço e a dificuldade em realizar tarefas relevantes.
Conheça os pilares fundamentais da autoestima: a autoconfiança está relacionada à crença na sua capacidade, à autoaceitação, ao respeito por si mesmo, à competência ou habilidade social, à maneira como lida com situações difíceis e à rede social, que está relacionada ao seu círculo social, incluindo amigos, familiares e pessoas que são relevantes para você e que a fazem sentir-se bem.
Sintomas de baixa autoestima incluem sentir-se incapaz, cansado demais, dependente emocionalmente e sentir-se sempre incomodado.
É necessário, portanto, praticar o autocuidado, o amor-próprio e a confiança todos os dias.
Lance mão de técnicas de meditação
Para começar e terminar o dia de forma satisfatória, é necessário relaxar e se conectar consigo mesma, e a meditação é uma ótima maneira de fazer isso.
Reserve de 5 a 10 minutos ao acordar e antes de dormir para meditar. Pode ser até mesmo deitada em sua cama. O importante é que o ambiente esteja tranquilo e você esteja confortável. Tenha cuidado com a respiração e pense em um mantra.
Se você tem dificuldades para dormir, a meditação pode te ajudar bastante, pois relaxa e prepara o seu corpo para descansar. Além disso, evite o uso de celulares, televisão e outras fontes que estimulam o seu cérebro.
Cuide da sua saúde física
Além de cuidar da nossa mente, é importante cuidar do nosso corpo.
Faça exercícios de forma regular
Nosso corpo precisa estar forte para lidar com a correria do dia a dia. Exercitar os músculos é bom para o coração e para o cérebro, pois estimula a serotonina e a endorfina, que ajudam a controlar a ansiedade. Verifique com seu médico se você tem restrições e escolha o exercício que melhor se encaixa na sua rotina.
Mantenha uma alimentação de qualidade
Uma alimentação saudável te ajuda a ter energia, força e força para enfrentar a rotina.
Tome café da manhã, se costuma pular essa refeição, saiba que ela é muito importante para que você se sinta bem durante o dia.
Alguns alimentos auxiliam na produção de serotonina, ao passo que, outros como açucares e farinhas brancas podem atrapalhar, sempre consulte seu médico ou nutricionista quando tiver dúvidas relacionada a sua alimentação.
Experimente técnicas de respiração para um dia melhor.
Para te ajudar a manter a calma, a controlar a ansiedade e a diminuir o estresse, experimente técnicas de respiração.
Em primeiro lugar, expire todo o ar. Em seguida, inspire por 4 segundos. Segure o ar por mais 3 segundos e expire novamente por 7 segundos. Repita esse ciclo por três vezes.
Cuide de você
Lave seu cabelo, tome banho, respire fundo e curta sua companhia. Às vezes esquecemos de cuidar das outras pessoas, mas se não cuidarmos de nós mesmos, quem cuidará?
Planeje seu dia em pequenas metas
Às vezes, experimentamos a sensação de que o dia não está sendo produtivo, mas, se traçar metas para alcançar ao longo do dia, isso pode te auxiliar a ter um dia melhor. Você terá um maior controle do seu tempo, diminuirá as horas de atraso e, ao final do dia, terá a sensação de que cumpriu o seu dever.
Escreva em um papel tudo o que quer fazer no dia. Se não conseguir, planeje para o dia seguinte e inclua as coisas que não conseguiu fazer no dia anterior. Não esqueça de incluir tempo para descanso, autocuidar, fazer exercícios e comer bem.
Adicionalmente, é possível programar o despertador sempre que precisar cumprir um compromisso ou lembrar de algo relevante.
Faça coisas que te tragam boas sensações
Você tem um hobby ou um hobby, mas sente que nem sempre tem tempo. Tente incluir isso no seu planejamento diário ou semanal, de acordo com a sua rotina. Inclua curtos períodos de tempo, mas dedique esses minutos para aquilo que você gosta. Cinco ou dez minutos podem fazer toda a diferença.
Ler é sempre uma boa opção
Um livro é uma porta para um mundo novo, com muitas possibilidades, sempre que puder ler um capítulo de um livro que seja do seu gosto. Além de estimular o cérebro, a leitura ajuda a controlar a ansiedade e com certeza te ajudará a ter um dia melhor.
Conheça lugares legais
Fazer um passeio pode ajudar você a se sentir melhor. Sair de casa e ir a uma praça ou tomar um sorvete pode melhorar nosso dia. Você pode combinar esse passeio com uma corrida, caminhada, meditação ou alongamento.
Converse com pessoas que você ama
Conte sobre o dia, os planos para amanhã, faça uma chamada de vídeo com aquela pessoa incrível, mande uma mensagem, chame um chá virtual.
Mas eu não tenho tempo para fazer todas essas coisas
Com a rotina de estudar, trabalhar, cuidar da casa, das crianças, dos animais, da família e compras, é cansativo o dia todo. Às vezes não conseguimos cuidar de nós mesmos porque não temos tempo suficiente. É difícil, mas é importante parar um pouco para respirar e cuidar de nós mesmos.
O nosso conteúdo está bem interessante e esperamos que possa, de alguma forma, te ajudar nas 5 dicas que podem te ajudar a ter um dia muito melhor.