FONTE: G1SuldeMinas
Cor, aroma e sabor. São pontos que tornam uma cerveja tão saborosa e fazem a produção artesanal da bebida se desenvolver cada vez mais no Brasil. Para aproveitar a oportunidade de mercado, Poços de Caldas tem se dedicado os últimos anos a se tornar a ‘Terra da Cerveja Artesanal’, no Sul de Minas
A cidade mineira é conhecida pelas águas termais, mas este não é o único líquido que pode dar fama à região vulcânica. Prova disso, são os investimentos realizados para impulsionar ainda mais a cadeia cervejeira no município.
Para garantir características ideais à bebida tão querida pelos brasileiros, os produtores têm aproveitado questões naturais da cidade, como a qualidade da água, as estações do ano e a riqueza do solo, para criar cervejas únicas que tem feito sucesso na região Sudeste do país.
“No Brasil todo tem cidades como ‘terra de alguma coisa’. Aqui próximo, [no Sul de Minas] tem morango, café, queijo, marolo, pé de moleque. Poços de Caldas quer ser a terra da cerveja”, afirma Marcelo Gonçalves, presidente da Liga das Cervejarias Vulcânicas.
De 2021 até agora, a cidade já soma números expressivos em relação à produção, consumo e venda da bebida. Segundo dados levantados pelos cervejeiros empreendedores são:
- 500 torneiras de chopp espalhadas em Poços de Caldas;
- 600 empregos diretos e indiretos gerados;
- 10 mil copos de cerveja produzidos por dia;
- R$ 500 mil repassados para iniciativas sociais;
- 1 milhão de litros de cerveja produzidos anualmente;
- R$ 2 milhões em impostos gerados ao ano;